De Mochila Pela América

Relato de uma mochilada pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina

4.5.06

E ai galera, blz?

De cara tenho uma grande novidade. Parei de beber!

Ontem fizemos uma despedida de La Paz, fomos para um pub chamado MONGO´S. Comecamos ate comportados, mas quando a banda comecou a tocar salsa (e a cerveja subiu) viramos o buteco de ponta a cabeca. Pra voces terem ideia, rolou uma sequencia de rock depois que a banda tinha cabado e ai quabramos o pau. Um mundo veio de gringas largaram seus parceiros/amigos e vieram dancar conosco. Muito doido! Tinha uma inglesa muito peca, so vendo pra crer. Saimos as 4 da madrugada, os ultimos a deixar a casa, mais loucos que o batman!
Hoje acordei as 7 numa ressaca bruta. Se ressaca no Brasil ja e uma merda, imaginem a quase 4 mil metros de altitude. Saimos cedo, compramos umas camisas e fomos comer no CHIKY POLLO (e nao Chico, como havia escrito antes). Comi igual delegado de roca, nao aguento mais ver frango pela frente.
As 13:00 horas pegamos um busao para Copacabana., so vendo pra acreditar tambem. O busu nao tava lotado, mas no bagageiro tinha madeira pra construir uma casa, uns 20 pneus, mais uns 5 pneus na cabine e um cachorro dentro do busao! Como fomos em 5 (o Venceslau ficou mais um dia em La Paz) eu estava sem parceiro de poltrona, ai sentou uma tchola no meu lado. Que saudades do Venceslau! Putz, teve uma hora que um cara falou uns 15 minutos direto tentando vender uns livros, que saco.
Dormir um pouco e acordei ja as margens do lago Titikaka. Simplesmente maravilhoso. Pense num lago azul, o mais azul possivel, e atras dele uma cadeia de montanhas, sendo que algumas com neve eterna. E um cenario de filme, tirei altas fotos.
Copacabana cosnegue ser menor que Dionisio; nos hospedamos a uns 100 metros do lago pagando menos de 2,5 dolares a diaria. Acabei de comer uma truta inteira com acompanhamento por mais ou menos ese preco tambem. Muito barato as coisas aqui.
Amanha fazemos o passeio da Ilha do Sol, devemos ficar o dia todo pelo lago (so de ida sao 2 horas de balsa). Volto a tarde e gravarei o CD com as fotos, achei uma net que parefe muito boa (nao e essa aqui). Dando certo espero postar as primeiras imagens.
Blz entao, conto mais novidades depois
Abrazos

3.5.06

Estou de volta amigos,

O Clodoaldo estava querendo comer e encher o saco pra irmos logo, por isso escrevi pouco.

Como falei antes, hoje fomos nas ruinas de Tiwanaku. Alterei minha agenda por que todos os outros 5 brasileiros que estao comigo iam, ai nao teve jeito. A viagem foi muito divertida, ficamos sacaneando uns gringos (um casal holandes e outro de tchecos) na ida e na volta. Espero que realmente eles nao tenham entendido o que falamos!

Sinceramente, Tiwanaku me decepcionou. Esperava muito mais. O que salvou a viagem foi o guia, ele fez a diferenca com sua aula de historia. Tudo bem que ele deu uns foras, tipo disse que o sapo e o rei dos repteis, mas tudo bem. Almocamos num restaurante em frente as ruinas, comemos uma sopa sem sal de entrada e um prato com carne de lhama depois. Posso ate estar enganado, mas nos passaram a perna hoje. Comemos pernil de porco frito, e olha que esse gosto eu conheco. Comprei uns artesanatos de lembranca na saida, alias, todos compramos muitos.

Nao estou me sentindo mal, mas fazer esforco fisico aqui e foda. Poucas vezes senti um pouco de dor de cabeca. Estamos hospedados na regiao onde ficam os turistas e o relevo aqui lembra as ladeiras de Ouro Preto. Chego no hotel com 3 palmos de lingua pra fora, e olha que nao sou dos mais sedentarios. A digestao tambem fica comprometida, e melhor nao comer muito a noite. Como eu sou um cara muito educado, acabei de chegar do CHIKO POLLO (uma especie de Mac Donalds onde se vende hamburgueres e frango frito) onde comi o GOLOSO. Me serviram 4 pedacos enormes de frango, banana frita, uma batata frita media e uma coca cola media. Tudo isso custou 24 bolivianos, o que da menos de 7 reais. E impressionante como e barato comer aqui, ate pros padroes salariais brasileiros. Ah, e essas lanchonetes nao devem quase nada em termos de estrutura para um Mac Donalds da vida, so sao mais demorados. Alias, estou me sentindo um pouco tonto agora, acho que sei porque.

Na volta do CHIKO passamos numa rua onde ha varios vendedores ambulantes. Comprei um gorro e uma luva muito legais, 30 bolivianos os dois. Essa rua chega na Praca Murrilo, sede do governo boliviano. Vimos uma aglomeracao de longe e chegando mais perto vimos varias bandeiras venezuelanas. O Hugo Chaves estava dentro do Palacio e varios simpatizantes gritavam seu nome, pedindo para que ele aparecesse. Esperamos um pouco para ver se ele dava as caras, mas o frio venceu e viemos embora. Uma pena.

Estou cada dia mais abismado coma cidade. Nao creio que uma dia eu venha a conhecer algo tao caotico, tao louco, tao corrido, tao diferente. Carros, taxis e vans buzinando para todos os lados e um milhao de pessoas andando no meio. E o fim do mundo.

O mercado que cerca essa regiao onde estou e fantastico, roupas e artesanatos muito bons e muito baratos. Quero comprar um jogo de xadrez que vi aqui, Inca contra Espanhois. Uma obra de arte. O trash e carregar isso um mes nas costas sem quebrar. Ah, e tem o mercado das bruxas, onde ate feto de lhama se compra...muito doido!

Estou prestes a alterar minha agenda de novo. O Fabio e o Clodoaldo ja foram no Chacaltaya (a estacao de esqui) e nao gostaram muito, estava com pouca neve. Amanha devemos seguir todos para Copacabana, com excecao do Venceslau que so vai na sexta. Neve por neve, poderei me enterrar nela em Huaraz daqui a uns dias.

E as fotos ta foda. Desde ontem carrego o cabo e a maquina o dia todo, mas nos cybers ou a net e ruim, ou nao ha Corel para reduzir as fotos, ou so tem PC com Windows 98...e por ai vai. Em Copacabana gravarei um CD com as fotos ja tiradas, ai deve facilitar.

E isso ai. Escrevi demais, mas tenho certeza que ficou coisa pra tras. Assim que for lembrando eu posto.

Abrazos

Amigos,

Falei que ia na estacao de esqui hoje, mas no final das contas acabei indo nas ruinas de Tiwanaku, o templo espiritual do povo andino. O guia nos deu uma aula de historia boliviana, fiquei surpreso. As primeiras civilizacoes datam de 10 mil anos antes de cristo.

Ainda nao sei o que vou fazer amanha, se vou na estacao de esqui ou se vamos a Copacabana direto.

Bom, vou sair para comer escrevo mais tarde

falow

2.5.06

Ola Muchachos,

Com muito custo e muito raca cheguei em La Paz. Pegamos outro taxi de Cochabamba ate aqui logo apos o almoco, paramos na estrada para comer e ainda assim chegamos bem cedo, as 18:30.


A paisagem de Cocha ate La Paz e fantastica, passamos boa parte zanzando entre desfiladeiros a 4000 metros de altitude. Ve-se tcholas (aquelas bolivianas com roupas caracteristicas, muitas vezes carregando sei nino enrolado nas costas) pastoreando suas ovelhas e lhamas, montanhas pra todo lado, plantacoes de cevadas, alguns vilarejos...muito bonito. Chegando em La Paz somos supreendidos com varios picos nevados circundando a cidade...paradisiaco
Mas ao entrar na cidade percebe-se que La Paz e uma ZONA!!!!!!!!! Nunca vi nada mais baguncado, transito mais caotico, um mundo de gente andando no meio dos carros, ruas sujas......sinistro!

Quando descemos do carro o choque termico e inevitavel. Estavamos na parte alta da cidade, a tmperatura devia estar nuns 10 graus e ventava muito. Bati os dentes, e olha que estava agasalhado.

Agora vim para a parte da cidade dominada por turistas. Bons hoteis, pubs e restaurantes, mas continua muito doido. Os hoteis sao cheios de gringos, existem varias lojas de artesanados legais, internet barato (1 real a hora) pra todo lado...e tudo muito diferente. Estou achando show de bola.

Encontrei os dois caras (Fabio e Clodoaldo) que estariam comigo desde o inicio da viagem, nos hospedamos no holtel que eles estavam. Agora somos 6 brasileiros juntos, o que torna tudo mais seguro e mais barato

Amanha visito a estacao de esqui mais alta do mundo e devo chegar la pelas 3 da tarde. Vou ver se acho um computador que preste e coloco fotos

Abrazos

Ola Amigos,

Estou em Cochabamba, chegamos ontem as 23:00. Continuamos em 4 na viagem (eu, Kleiber, Waldemar e Venceslau - o de BH).

Sair de Santa Cruz foi uma luta. Esta havendo EL PARO na Bolivia, todos os onibus interestaduais nao estao rodando. Ligamos na Aerosur e compramos as passagens de aviao ate La Paz, mas quando fomos pegar os bilhetes a vaca da atendente disse que so teria para quinta-feira (ela havia confirmado antes por telefone). Ai ficamos putos e fomos comer num buteco perto e tomamos umas garrafas a mais de Pacena (cerveja local). Acabamos de almocar e fechamos com um taxi para nos levar pra Cochabamba. Sinistra de cansativa a viagem; o carro nao parava de subir. Mas foi bom chear logo, assim deiamos de perder um dia em Santa Cruz que e uma cidade pouco atraente (pra nao dizer pior).

Como chegamos tarde quase todos os hoteis estavam fechados, mas demos sorte de acharmos um bom aberto. Estamos no Hotel Regina, bem no centro, a um custo de 190 bolivianos para 4 pessoas (e um apto enorme de grande, 2 quartos, 2 banheiros, 4 camas de casal, TV e cabo, banheira...bom demais). Nada melhor depois do estado em que estavamos depois da viagem de ontem. Pra voces terem uma ideia, a diaria por pessoa e em torno de 12 reais! Muito barato, e isso e luxo aqui na Bolivia.

Demos umas voltas na cidade agora pela manha, quando por sinal estava um pouco frio. A cidade deve estar a uns 2300 metros de altitude, e a noite nao o frio pega bem mais pesado. Muito simpatica a cidade, com suas ruas estreitas, predios antigos e transito agitado. Esta havendo uma feira aqui, a cidade esta agitada. Ainda assim nossa ideia e seguir para La Paz apos o almoco, mas precisamos arrumar outro taxi.

Bom, continuo devendo fotos, mas garanto que estou tirando varias. Os computadores e a internet daqui e que nao estao ajundando, mas em La Paz devo conseguir um PC melhor, ate porque devemos ficar uns 3 dias e procuro um com calma.

E isso ai, mando mais noticias depois

Abrazos

1.5.06

Amigos,

Estou num cyber cafe em Santa Cruz de La Sierra. Cheguei esta madrugada (01:00) aqui, depois de passar o dia todo perambulando em Campo Grande. No aeroporto conheci um Sr, o Cleiber, que tambem vai para Machu Picchu. No mesmo voo que pegamos vinha outro amigo dele, o Valdemar, pra fazer a mesma viagem. Assim, chegamos em 3 aqui em SCL. Pra completar, no aeroporto conheci um cara de BH com quem havia falado no MSN sobre a viagem, maior coincidencia. Nos 4 viemos para a rodoviaria de taxi, mas ela estava fechada e so reabriria as 7. Dormimos num holtel em frente para hoje seguirmos viagem. So nao contavamos com a paralisacao dos onibus que esta havendo hoje, estamos presos aqui em SCL!!!

Nao criei coragem para comer nada ainda, so tomei um suco de caixinha. Estamos ao redor do terminal rodoviario (Terminal Bimodal), e muito feio aqui. Uma coisa engracada e que to tentando me virar no portunhol, mas sempre solto umas palavras em ingles no meio. Vira e mexe digo "the autobus", "Yo Still quiero"......hehehe

Bom, ainda nao da pra postar fotos, o PC aqui e trash.

Vamos tentar pegar um taxi para ir a Cochabamba. mando mais noticias depois

Abrazos