De Mochila Pela América

Relato de uma mochilada pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina

3.5.06

Estou de volta amigos,

O Clodoaldo estava querendo comer e encher o saco pra irmos logo, por isso escrevi pouco.

Como falei antes, hoje fomos nas ruinas de Tiwanaku. Alterei minha agenda por que todos os outros 5 brasileiros que estao comigo iam, ai nao teve jeito. A viagem foi muito divertida, ficamos sacaneando uns gringos (um casal holandes e outro de tchecos) na ida e na volta. Espero que realmente eles nao tenham entendido o que falamos!

Sinceramente, Tiwanaku me decepcionou. Esperava muito mais. O que salvou a viagem foi o guia, ele fez a diferenca com sua aula de historia. Tudo bem que ele deu uns foras, tipo disse que o sapo e o rei dos repteis, mas tudo bem. Almocamos num restaurante em frente as ruinas, comemos uma sopa sem sal de entrada e um prato com carne de lhama depois. Posso ate estar enganado, mas nos passaram a perna hoje. Comemos pernil de porco frito, e olha que esse gosto eu conheco. Comprei uns artesanatos de lembranca na saida, alias, todos compramos muitos.

Nao estou me sentindo mal, mas fazer esforco fisico aqui e foda. Poucas vezes senti um pouco de dor de cabeca. Estamos hospedados na regiao onde ficam os turistas e o relevo aqui lembra as ladeiras de Ouro Preto. Chego no hotel com 3 palmos de lingua pra fora, e olha que nao sou dos mais sedentarios. A digestao tambem fica comprometida, e melhor nao comer muito a noite. Como eu sou um cara muito educado, acabei de chegar do CHIKO POLLO (uma especie de Mac Donalds onde se vende hamburgueres e frango frito) onde comi o GOLOSO. Me serviram 4 pedacos enormes de frango, banana frita, uma batata frita media e uma coca cola media. Tudo isso custou 24 bolivianos, o que da menos de 7 reais. E impressionante como e barato comer aqui, ate pros padroes salariais brasileiros. Ah, e essas lanchonetes nao devem quase nada em termos de estrutura para um Mac Donalds da vida, so sao mais demorados. Alias, estou me sentindo um pouco tonto agora, acho que sei porque.

Na volta do CHIKO passamos numa rua onde ha varios vendedores ambulantes. Comprei um gorro e uma luva muito legais, 30 bolivianos os dois. Essa rua chega na Praca Murrilo, sede do governo boliviano. Vimos uma aglomeracao de longe e chegando mais perto vimos varias bandeiras venezuelanas. O Hugo Chaves estava dentro do Palacio e varios simpatizantes gritavam seu nome, pedindo para que ele aparecesse. Esperamos um pouco para ver se ele dava as caras, mas o frio venceu e viemos embora. Uma pena.

Estou cada dia mais abismado coma cidade. Nao creio que uma dia eu venha a conhecer algo tao caotico, tao louco, tao corrido, tao diferente. Carros, taxis e vans buzinando para todos os lados e um milhao de pessoas andando no meio. E o fim do mundo.

O mercado que cerca essa regiao onde estou e fantastico, roupas e artesanatos muito bons e muito baratos. Quero comprar um jogo de xadrez que vi aqui, Inca contra Espanhois. Uma obra de arte. O trash e carregar isso um mes nas costas sem quebrar. Ah, e tem o mercado das bruxas, onde ate feto de lhama se compra...muito doido!

Estou prestes a alterar minha agenda de novo. O Fabio e o Clodoaldo ja foram no Chacaltaya (a estacao de esqui) e nao gostaram muito, estava com pouca neve. Amanha devemos seguir todos para Copacabana, com excecao do Venceslau que so vai na sexta. Neve por neve, poderei me enterrar nela em Huaraz daqui a uns dias.

E as fotos ta foda. Desde ontem carrego o cabo e a maquina o dia todo, mas nos cybers ou a net e ruim, ou nao ha Corel para reduzir as fotos, ou so tem PC com Windows 98...e por ai vai. Em Copacabana gravarei um CD com as fotos ja tiradas, ai deve facilitar.

E isso ai. Escrevi demais, mas tenho certeza que ficou coisa pra tras. Assim que for lembrando eu posto.

Abrazos

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fala Nilo! To de cara!
Muito louca essa sua viajem!!!
To acompanhando dia a dia!
Abração!
Mauricinho.

3/5/06  

Postar um comentário

<< Home