De Mochila Pela América

Relato de uma mochilada pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina

12.5.06

Bom galera,

Como visto abaixo, estivemos em Machu Picchu. Muito louco; realmente so visitando para se ter uma real nocao. Nao preciso escrever nada, as fotos falam por si. Provavelmente siga ainda hoje para Lima, de onde pegarei outro busu para Haraz.

Abrazos

Foto classicaEu e uma lhama toda exibida

A galera toda posando pra foto

Comecando a subida para Machu Picchu. Duas horas de esforco

Ruinas de OLLANTAYTAMBO


Ruinas de PISAQ

Ruinas de SAQSAYWAMAN - Muito doido


Apaixonei com a cidade de Cusco, nao sei porque!

Essa foto e da van que nos trouxe para Cusco depois de visitarmos as ruinas de Tipon e Piklactta. Clodoaldo,uma tchola sapeando, Waldemar, Fabio, eu, Vences, Kleiber

A ida foi uma beleza. Revezamento 4 x 10 de porta-malas

Ruinas de Tipon - Cusco

Ruinas de Piklactta - Cusco

Ruinas de Piklactta - Cusco. Esse era o portal de entrada na cidade

9.5.06

Pessoal,

O blogger deu pau, nao consegui postar fotos hoje. Assim que der atualizo o acervo fotografico.

Bom, ontem deu historia tambem. Saimos para visitar duas ruinas, TIPON e PICLACTTA. Alguem teve a bela ideia de pegar um coletivo para irmos ate a primeira, porque seria mais barato. Resultado: quase um hora apertado numa van ate chegar num vilarejo, de onde teriamos que pegar um taxi. Chegando la so tinha um taxi e nos eramos 6, dai adivinha? Vai o coitado do Nilo pro porta-malas, pelo menos durante parte da viagem. Sorte que o motorista foi muito gente boa, acabamos rodando as 2 ruinas com ele. Na volta outra van lotada, com direito a um borracho boliviano enchendo o saco a viagem inteira.

Hoje visitei varios museus, igrejas (a catedral da cidade e fantastica!) e ruinas. O grande destaque do dia foi a visita as ruinas de SAQSAYWAMAN, que fiz dentro do pacote de um City Tour. Dei a sorte de pegar um guia fantastico, seu nome e JORGE AZPICUETA. Ele quase me fez chorar (sem viadagem) umas 4 vezes, no templo do sol e nas ruinas. Que show de guia! Finalizamos o tour as 18:15 no subsolo de uma ruina (Q enqo) totalmente as escuras, participando de um ritual ao redor de uma mesa de pedra que era utilizada para preparar os corpos que seriam mumificados. Muito doido, me arrepio so de lembrar. O cara matou a pau, recomendo a todos.

Pra variar, jantei Pollo. No almoco fomos num restaurante chines, bonzinho ate. Nesse restaurante vi uma fanta 3 litros, nao conhecia. Aqui tem coca de 2,25 litros, cerveja Cusquena de 1 litro. Ah, alias tudo aqui e quente. Deve ter mais de uma semana que nao consigo achar nem cerveja nem refrigerante gelado. Uma merda! Outra coisa estranha daqui e quando voce pede um cafe com leite numa lanchonete. Vem um copinho de cafe concentrado e outro de leite concentrado, acompanhados de uma xicara de agua quente. Ai e so misturar os 3 liquidos e pronto! Esquisito; e ruim. E se voce pedir um leite com chocolate vem um troco aguado, uma porcaria. Parece agua com chocolate. Desde Copacabana tentamos achar um que preste e ate agora nada. Acho que eles tiram toda a gordura do leite.

Amanha cedo partimos para um tour no Vale Sagrado, iniciando pelo Mercado de Pisaq, depois Urubama e Ollantaytambo. Ficaremos la ate as 20:00 quando pegaremos o trem que vi nos levar ate Aguas Caliente, onde passaremos a noite. Provavelmente nao postarei ate sexta, mas vamos ver como sera em Aguas Calientes. Se conseguir, na quinta ja mando as fotos de MP.

Valeu

E ai pessoal,

A noite de Cusco e muito, mas muito doida mesmo. Ao redor da Plaza de Armas existem varios pubs, como o Mama Africa (creio que o mais famoso), Mama America, Mithology e Up Town, mas o mais louco e que em todos voce ganha o primeiro drink de graca. Ai tem varios promoters pela praca que literalmente arrastam os turistas para dentro de seus bares, te obrigando a tomar uma cuba na faixa. No domingo saimos do hotel as 11:00 e ate as 01:30 nao haviamos gastado nenhum sole com bebida. Isso sem falar que o Clodoaldo nao bebe, ai o drink deleera dividido para 3. Segundo o proprio, depois do 5 ou 6 pub eu estava mais vermelho que abajur de motel.....hehehe.

Vamos visitar as ruinas acerca de Cusco e os museus antes de irmos para Machu Picchu. Ontem ja visitamos as ruinas de TIPON e PICLACTTA, mtui legal. Deixei pra postar as fotos hoje porque terei visitamosmais lugares.

Me acostumei com o clima, se bem que gosto de passar um frio. Quanto ao idioma no hay problema...hehehe. Aprendi algumas coisa que tem me ajudado muito. Mas tambem aprendi que brasileiro tentando falar espanhol achando que sabe e feio demais. E melhor falar em portugues mesmo!

Voltamos a estar em 6 pessoas. O Venceslau havia ficado em La Paz, nos encontrou em Copacabana mas voltou a ficar pra tras. Agora vamos todos para Machu Picchu.

Nao aguento mais batata frita. O frango ate que ainda vai, mas a batata nao posso nem ver

Vou rodar a cidade, a galera chegou aqui na recepcao

Abrazos

7.5.06



O lugarzinho feio tambem este tal de Cusco viu, principalmente esta Plaza de Armas

Esse boleto ai na minha mao e o passaporte do trem que vai me levar a Machu Picchu. Quinta feira (11/05/06) estarei la

Indo para as Ilhas Flutuantes de Uros, ja na parte peruana do Titikaka

Existem mais de 40 ilhas flutuantes, esta e apenas uma delas

Varias familias vivem ai encima destas ilhas feitas de junco



Os moradores constroem barcos e usam para ganhar uns trocados dos turistas


Eu e o Fabio confortavelmente assentados na cabine no busu que nos levou de Copacabana ate Puno. Pena a foto nao mostrar nossos banquinhos de madeira

Mirante de Copacabana. Subir um morro de todo tamanho estando a 3500 metros acima do nível do mar nao é moleza. Detalhe para o tamaninho do Titikaka

Ainda não sei a diferença entre uma Lhama e uma Alpaca


Moradores da Ilha do Sol

Essa foto foi tirada encima do barco enquanto íamos para a ilha do sol. Tava um frio sinistro


A ilha reserva paisagens fantásticas (na foto nao da pra ver direito, mas lá no fundo da foto está a Cordilheira dos Andes)


Ruínas da ilha

Pedra de sacrifício (ou de jantar?)

Olha o Titikaka aí. Feinho tadinho!

Preparando para pegar a balsa em Tiquina. Foi meu primeiro encontro com o lago Titikaka


Olha que maravilha de busão indo para Copacabana. Só faltou colocarem uma lhama dentro!

Essa foi a primeira de um milhao de cervas que tomamos no MONGOS. Ao fundo, segurando uma cerveja, o Fabio


Minha comida basica em La Paz: GOLOSO do CHIKY POLLO

Ruinas de Tiwanaco

Algumas tcholas nao gostam de ser fotografadas



A maioria nem percebe que foi fotografada


Chegando em La Paz ninguem escapa de tomar um susto. E uma lucura!


Partida para La Paz. Waldemar, Kleiber (vulgo Galvao), Vendeslau e eu. Tinha que ser de van ou taxi devido ao EL PARO

Imagino que o engenheiro que projetou essa praca era flamenguista!

Cochabamba e uma cidade muito simpatica, gostaria de ter ficado mais tempo por la

Opa, agora vai dar pra postar as fotos. Olha eu ai mascando folha de coca. Ruminei mas que uma vaca e so consegui ficar com a lingua dormente

Amigos,

Apos 2 dias sem dar sinal de vida aqui estou de volta.

Sexta-feira foi trash. Fizemos o passeio ate a ilha do sol, 2 horas e meia passeando no Lago Titikaka. Saimos as 8:30 da manha e cismei de ir encima do barco; quase congelei mas fui ate o final. Descemos na parte norte, visitamos umas ruinas e caminhamos ate a parte sul, ond pegamos o barco de volta as 15:30. Foram quase 5 horas de caminhada debaixo de um sol escaldante, mas a paisagem vale qualquer esforco. O Titikaka e indescritivel!

Ontem subi no mirante da cidade, quase cuspi meus pulmoes. Tirei umas fotos muito boas. As 13:30 partiriam os onibus para Puno, mas deixamos pra comprar na hora (pes escolher o onibus) e ficamos sem passagem. Foi uma correria louca! Arrumamos uma van para nos levar ate a fronteira com o Peru, qua esta a menos de 30 minutos de Copacabana. Quando estavamos dentro da van o cara do busao falou que tinha vaga para nos 5. Combinanos de elenos pegar na fronteira. Chegamos la, passamos na imigracao Boliviana e Peruana, trocamos dolares em Soles e fomos ao busu. Advinha? Tomamos uma volta do sem vergonha. Tinham 2 lugares assentados, outros 3 iriam na cabine junto ao motorista e o casal que vendia as passagens. O Fabio foi atras do motorista num banco, o Clodoaldo ao lado da porta em outro e eu sentado num banquinho de tirar leite (serio mesmo!) encima do motor. PQP!!!

Depois de 2 horas chegamos em Puno. Soltamos os cachorros na mulher e ganhamos desconto para o passeio nas Ilhas Flutuantes de Uros e ficamos com as poltronas da frente no busao panoramico que nos levaria a Cusco pela noite.
As Ilhas de Uros sao legais, mas aquilo e um migue danado. Esta tudo armado para os turistas europeus tirarem fotos e acharem que e tudo o maximo.Mas e legal. Vale a pena fazer.

Pegamos o busu as 8, estava frio pra burro. Durante a viagem a galera quase congelou, foi sinistro. Eu ate que fiquei bem, estava bem agasalhado. Chegamos aqui em Cusco as 4:40, depois de umas paradas demoradas sem razao e de uma parada estrategica no meio do nada para arrumar o busao (isso porque esse era dos bons). Um cara veio nos buscar na rodoviaria, haviamos fechado o hotel em Cusco. O hotel e bom, esta a uns 200 metros da Plaza de Armas e custa 7 dolares a diaria. Foda foi chegar aqui e ver o nome do Hotel: PANAKA REAL. Achei que tinha tomado outra volta.

Vou sair pra conhecer a cidade daqui a pouco; Cusco e uma das 10 cidades mais visitadas do mundo.

Ate mais