De Mochila Pela América

Relato de uma mochilada pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina

20.5.07

Sexta chegamos e fomos procurar um hostel. No busu veio o brasileiro com quem conversei quando subia o vulcao, o Victor, e ele ja havia ficado em Santiago e nos deu a dica. Olhamos uns outros mas acabamos ficando no Che Lagarto, 12 dolares, na Calle Tucapel Jimenez bem perto da estacao de metro Los Heroes. Massa o hostel.

Na mesma tarde visitamos o Museu de Arte Pré-Colombiana e o Museu Historico Nacional. O 1 tem muito material (ceramicas, roupas etc) de todas as civilizacoes americanas antes do massacre, digo, descobrimento. É exatamente o que falta ao Louvre. Fantastico o museu, imperdivel. O 2 conta a historia do Chile, desde a epoca dos indios Mapuches ate o golpe militar, e inclusive tem um pedaco dos oculos que o entao presidente Salvador Allende usava quando se matou. Vale pela aula de historia e vc se nao gosta de historia va tambem porque e de graça.
Infelizmente nao se pode tirar fotos nesses museus. Pra quem quiser ter uma ideia, aqui segue o link do museu Pré-Colombiano (http://www.precolombino.cl/)

Hoje fomos ao Cerro San Cristóbal, uma especie de mirante da cidade. Subimos num teleférico sinistro, cabe 4 pessoas mas so estavamos em 2 (eu e o Fabio). Muito alto, nao e aconselhavel olhar para baixo. Vale apenas ir so para confirmar o que todo mundo fala: e impresionante como a Santiago e cinzenta. De la tambem da para entender o porque, pois a Cordilheira dos Andes aparece imponente por detras da cidade, impedindo a circulacao do ar.

Pode-se comprar ida e volta no teleférico, deus me livre, ou apenas subir por ele e descer pelo funicular (uma especie de elevador com 45 graus e inclinacao). Foi o que fizemos. A chegada é em frente ao zoo da cidade e como ja estavamos ali acabamos entrando. Gostei do passeio, mas como sou veterinario sou suspeito.
Ainda fomos conhecer o mercado, sempre um bom lugar para experimentar a culinaria local a precos bastante convidativos. La tem um restaurante enorme, toma quase metade da praca de alimentacao e bem famoso, chamado Donde Augusto. O local e enfeitado com fotos de personalidades que ja estiveram por la e varios presentes de clientes, muito legal. O dono veio conversar comigo e, supresa: o cara é cruzeirense e inclusive ja saiu numa revista do cruzeiro, quando esteve no Mineirao. A revista tá lá pra provar. Outra prova que esta em destaque é o flyer do Privê, uma famosa casa de diversoes de Goiânia. Os Chilenos realmente gostaram muito do Brasil.

Amanha vamos a Valparaíso passar o dia e ja devemos dormir em Vina del Mar. Mando noticias de la

abracos